Apesar de gostar de praticamente todo tipo de proteína animal, a que frequenta a minha mesa mais constantemente é o filé de peito de frango grelhado. Por que é leve, versátil e gostoso.
Mas nem sempre tivemos um bom relacionamento. Não foram poucas as vezes em que preparei filés de frango intragáveis, duros, secos e sem gosto. Até que eu aprendi um trucão com a Rita Lobo – as marinadas. Meus filés agora são só alegria!
Receita adaptada daqui
1 kg de filezinho de frango tipo sassami
Para a marinada:
1/2 xícara de óleo (uso de canola, que não interfere no sabor)
1/2 xícara de shoyu
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de saquê (é opcional, mas eu sempre uso)
1 colher (sopa) de alho desidratado granulado (pode usar um dente de alho picadinho)
Misture os ingredientes da marinada em uma tigelinha e despeje-os em um saco plástico para congelamento. Coloque dentro os filezinhos de frango, misture bem para que todos os pedaços fiquem cobertos e leve à geladeira por, pelo menos, 20 minutos (eu deixo por algumas horas).
Passado esse período, retire uma porção de filés do saco plástico e leve-a ao fogo médio em uma frigideira grande, previamente aquecida (se quiser, pode usar um fiozinho de azeite para não grudar). Não coloque filés demais – eles soltarão muito líquido e cozerão, em vez de grelhar. Deixe-os quietinhos por uns 8 minutos, mais ou menos, e depois vire-os e deixe por mais uns 5 minutos.
Repita a operação até que todo o frango esteja pronto (se sentir necessidade, limpe a frigideira com papel toalha entre um grupo de filés e outro).
Se quiser aproveitar a marinada, despeje-a toda na frigideira, junte 3 cebolas médias cortadas em meias-luas e leve ao fogo até que elas murchem. Sirva sobre os filezinhos.