Há algum tempo, Ana Elisa, do La Cucinetta, contou que substituíra em seu bolo de limão preferido a fruta cítrica por maracujá e que tinha dado certo. Fiquei com esta ideia na cabeça por semanas – por que não substituir o limão por maracujá em meu bolo de limão preferido?
Neste fim de semana, fiz o teste. Fica realmente bom! Da próxima vez, provarei o maracujá antes de fazer a calda – ele não estava muito ácido e a calda acabou ficando mais doce do que eu gostaria. Talvez diminua também a quantidade de sementinhas da calda. Achei o croc-croc delas bem agradável, mas um pouco menos teria deixado o bolo mais bonitinho.
Receita adaptada daqui
Para o bolo:
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte integral (eu usei iogurte desnatado que eu fiz aqui em casa, mesmo)
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo de canola
3 ovos
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 colher (chá) de suco de maracujá (natural, não diluído e não adoçado)
Para a calda de maracujá:
1/3 de xícara de açúcar (ou menos – vai depender da doçura do maracujá)
1/3 xícara de polpa de maracujá
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Em outra tigela maior, combine o iogurte, o açúcar e o óleo de canola. Acrescente os ovos um de cada vez, mexendo bem até incorporá-los. Adicione a baunilha e o suco concentrado de maracujá. Por fim, junte os ingredientes peneirados à mistura líquida (tudo de uma vez) e misture até ficar homogêneo.
Despeje a massa em uma forma de bolo inglês bem untada (eu untei com manteiga e polvilhei farinha de trigo) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.
Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve ao fogo médio os ingredientes da calda de maracujá até que o açúcar se dissolva totalmente. Deixe que essa calda esfrie um pouco.
Tire o bolo do forno e deixe-o esfriar na assadeira mesmo, sobre uma grade, por alguns minutos. Feito isso, desenforme o bolo no prato de servir e despeje sobre ele a calda. Ou, ainda, antes de desenformar o bolo, dê umas espetadelas nele com uma faca e derrame sobre essas fendas a calda de maracujá e só então desenforme.