Outro dia comentei com a Glau, do Quitandoca, que tenho algumas falhas na minha formação ‘bolística’ – nunca tinha feito um bolo formigueiro ou um nega maluca. Pois bem, hoje começo a sanar este problema.
Acabo de saborear uma fatia bem generosa do bolo nega maluca do caderninho de receitas da Tia Zeci (já falei dela aqui e aqui). Afff, que coisa boa.
Fiz o bolo com achocolatado aproveitando um resto que havia de uma visita das minhas sobrinhas. Mas acho que deve ficar melhor com chocolate em pó não adoçado. Apesar de ter reduzido a quantidade de açúcar, ainda achei mais doce do que o que eu costumo fazer.
De qualquer forma, achei bom demais – muito úmido, macio, um escândalo.
Do caderninho de receitas da Tia Zeci
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (substituí uma xícara de farinha por aveia em flocos)
2 xícaras de açúcar (usei 1 1/2)
1 xícara de achocolatado em pó (da próxima vez, usarei chocolate em pó)
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para a calda:
8 colheres (sopa) de açúcar (usei 6)
5 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de achocolatado
Peneire a farinha, o açúcar e o achocolatado em uma tigela grande. Adicione a água quente e misture com uma colher de pau até que ela esfrie, em contato com os ingredientes secos. Acrescente então o óleo e os ovos e misture até que eles fiquem minimamente incorporados. Feito isso, use a batedeira para deixar a massa bem uniforme. Por que eu recomendo que você use primeiro a colher de pau? Porque se você usar, de cara, a batedeira, a farinha vai voar e emporcalhar toda a sua cozinha. Por fim, acrescente o fermento e bata só até incorporá-lo.
Despeje a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha e trigo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 45 minutos (faça o teste do palito). Cuidado ao abrir e fechar o forno durante os testes – faça-o sempre muito delicada e lentamente. Do contrário, o bolo se ‘assusta’ e afunda no meio que nem o meu.
Para preparar a calda, basta colocar os ingredientes numa panelinha e levar ao fogo até que eles fervam.
Retire o bolo do forno, espete-o várias vezes com uma faca e despeje a calda ainda quente sobre ele. Ela vai ser absorvida pela massa e o que ‘empoçar’ em cima vai fazer a sua alegria 😉
2 Comentários Esconder comentários
Gos te vou fazer
Legal, Adriana! Depois me conta se gostou!