Não é segredo para ninguém que eu sou fã da Rita Lobo. Também, tem como não admirar uma moça linda desse tanto, doce desse tanto, que cozinha desse tanto – e que ainda compartilha o que sabe?
Imagine, então, a festa que foi ganhar o livro “Panelinha – receitas que funcionam”. Comecei a folhear agitada, mal contendo a vontade de correr pra cozinha.
A primeira receita que fiz foi um bolo de banana. Como filha de minha mãe, que sou, mexi um pouco aqui e ali (eu até tento conter meus genes, mas é muito difícil).
O resultado? Um bolo cheirosíssimo, úmido e fofo. O meu não ficou bem apessoado como o da foto do livro, mas meus colegas de trabalho, os primeiros a prová-lo, nem repararam: comeram até que não restassem migalhas.
Receita adaptada de Panelinha – Receitas que Funcionam, de Rita Lobo
2 bananas-prata (usei 3, como você vai ver)
100g de manteiga em temperatura ambiente (a minha estava no fim e eu acabei usando margarina)
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha (usei as raspas de uma fava de baunilha)
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
*incluí 1 colher (chá) de canela em pó e 1 pitada de sal
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Descasque e amasse as bananas com um garfo. Eu amassei duas das minhas bananas. A terceira, piquei em cubinhos e polvilhei com canela em pó.
Na batedeira, junte a manteiga com o açúcar, em velocidade alta, batendo até obter um creme fofo.
Sem parar de bater, adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição. A mistura vai ficar com cara de que desandou, mas tenha fé e siga em frente, juntando as bananas amassadas. Reduza a velocidade e adicione, aos poucos, a farinha, devidamente peneirada (e a pitada de sal, se você quiser). Por fim, acrescente o fermento (e a banana em cubinhos, se quiser me seguir) e misture delicadamente com uma colher de pau.
Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno para assar. Como meu forno é meio fraco, demorou uns 50 minutos ou mais. O importante é que o bolo passe no teste do palito.
Deixe esfriar antes de desenformar.