Preciso confessar – passei muito tempo sem entender quem achava brownies essa coisa toda. Até que, um dia, resolvi dar um jeito na minha birra: fucei a internet em busca de uma receita bem popular e encarei o forno.
O modo de preparo é meio diferente – envolve derreter MUITO BEM o açúcar com a manteiga. O objetivo é obter aquela casquinha quebradiça no topo.
O resultado é de cair o queixo. Uma delícia!
Receita levemente adaptada daqui
1 xícara de manteiga sem sal
2 1/4 xícaras de açúcar (usei 2 xícaras)
4 ovos grandes
1 1/4 xícaras de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de pó para café espresso (omiti)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (usei as sementes raspadas de uma fava de baunilha)
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de gotas de chocolate (usei 1 de meio amargo e 1 de branco)
Preaqueça o forno a 175ºC. Unte levemente, com manteiga, uma assadeira de 20cm X 30cm.
Numa panelinha, leve a manteiga ao fogo até derreter. Apague o fogo e adicione o açúcar, misturando bem. Leve a panelinha novamente ao fogo, mexendo bem até que a mistura fique aquecida, mas não borbulhando. Ela vai ficar mais brilhante à medida que você mexe. Deixe esfriar um pouco e volte ao fogo uma terceira vez, para que o açúcar derreta mais.
Enquanto a mistura de açúcar e manteiga esfria, bata em outra tigela 4 ovos, cacau em pó, sal e o extrato de baunilha (o pó para espresso também, se você for usar). Adicione a essa mistura a manteiga com o açúcar e bata até obter uma massa lisa.
Acrescente então a farinha peneirada com o fermento e bata até que a massa volte a ficar lisa. Por fim, adicione as gotas de chocolate, misturando delicadamente.
Despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno por cerca de meia hora, ou até que o brownie passe no teste do palito (deve haver migalhas úmidas no palito!).