Eu busco sinceramente, do fundo do meu coração, comer de maneira mais saudável. Mas, digamos assim, a adesão aqui em casa nem sempre é das melhores. Por isso, quando um pão integral recebe um “que gostoso!” e é comido mais de uma vez ao dia, fico com vontade de dividir a receita com vocês 🙂
Acho que o ‘tchans’ desse pão é o tomilho seco. Tomilho, aliás, é uma das minhas ervas preferidas. Tem folhas pequeninas, mas muita personalidade. Ainda hei de cultivá-lo em casa (os que eu plantei morreram, coitados). Se você não gostar de tomilho (como assim, Bial? :-P), recomendo usar outra ervinha seca, como o orégano.
Receita desta humilde residência 😉
300g de farinha de trigo comum
200g de farinhas integrais (eu usei 100g de farinha de trigo integral, 70g de farinha de aveia e 30g de linhaça dourada)
1 colher (sopa) de manteiga
300ml de água
1 colher (chá) bem cheia de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento seco instantâneo
2 colheres (sopa) de óleo de castanha do pará (também dá para usar azeite de oliva)
1 colher (sopa) de tomilho seco
Em uma tigela grande, coloque as farinhas e a manteiga. Com os dedos, vá incorporando a manteiga às farinhas até que fique parecendo uma farofa. Feito isso, despeje os demais ingredientes na tigela e misture até obter uma massa. Transfira-a para a superfície de trabalho bem limpinha e sove até que ela fique lisa e elástica. Modele-a em forma de bola, coloque-a em uma tigela grande (coloque azeite no fundo da tigela e ‘rebole’ a massa lá dentro até que ela fique toda untada). Cubra a tigela com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Depois que a massa crescer, soque-a para extrair o gás que se formou e modele-a como preferir. Ultimamente, tenho usado sempre o mesmo método: modelar a massa em formato de bola e deixar crescer dentro de uma forma refratária com tampa (a forma foi untada com azeite e polvilhada com fubá). Enquanto a massa cresce, ligar o forno a 230ºC . Quando ela dobrar de volume, levar para assar tampada, por 25 minutos. Passado esse tempo, tirar a tampa e devolver ao forno por mais 20 minutos.
Deixe que o pão esfrie por meia hora sobre uma grade antes de comer.