Esta receita foi, literalmente, tirada do lixo. Tá bom, não foi exatamente do lixo, mas da pilha de papéis para reciclagem. Ela veio impressa num folheto de ofertas do Pão de Açúcar. Era tão boa que resolvi dar uma chance. E não me arrependi nadinha 🙂
Receita adaptada de um folheto do Pão de Açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de especiarias para pão de mel (a receita originalmente usava canela em pó – 1 colher de café – e uma pitada de noz-moscada ralada)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol (a receita pedia canola, mas eu não tinha em casa)
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
400g de maçã e pera descascadas e cortadas em cubinhos (a receita usava banana)
1 xícara (chá) de granola
Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte com manteiga e farinha de trigo integral uma assadeira de 21 X 28 cm. Reserve.
Em uma tigela grande, peneire o açúcar mascavo, a farinha de trigo integral, as especiarias e o bicarbonato de sódio. Misture com uma colher de pau e, em seguinda, adicione o óleo e os ovos. Mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as frutas picadas, a granola e o fermento e mexa até incorporar todos os ingredientes.
Leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.
– Este bolo fica muito, muito gostoso – fofinho, cheiroso e úmido. Por causa da granola e dos pedaços de fruta, cada fatia é uma agradável surpresa (já peguei um premiado que veio com um monte de castanhas :-)).
– Vou dar uma de Silvio Santos aqui – eu não fiz a receita original, com bananas, mas minha mãe fez e disse que fica ótimo. E se mamãe falou, a água parou 🙂
– Update: este poist foi revisado em agosto/18. Eu já fiz a receita com bananas e fica incrível – valeu até post aqui.