Este pão nasceu de uma arapuca armada pelo hômi para mim.
Outro dia fomos visitar uma mercearia perto de casa que passou muito tempo em reforma e que foi reinaugurada. Chegando lá, descobrimos que, além de mercearia, ela agora também é padaria.
Dei uma olhada nos pães – simpáticos, até -, mas nada me chamou a atenção. O hômi já esperava por isso (ele sabe que eu só compro um determinado pão se eu não souber como fazê-lo). Então, depois de me dar um pedacinho do pão que tinha gostado mais, ele jogou a isca: “Vamos levar este pão de oliva que eu te dei? Acho que você não deve saber fazer”. Nem preciso dizer que caí na conversa dele né.
Virei, mexi e criei uma versão desse tal pão. Espero que gostem! A gente aprovou 🙂
Receita própria, ó que chique? 😉
500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
280ml de água
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
15 azeitonas bem drenadas, picadinhas (seque-as com papel toalha para que não fiquem soltando líquido na massa)
1 colher (chá) de orégano seco
1/2 colher (chá) de alho em pó
Em uma tigela grande, coloque a farinha e a manteiga. Com os dedos, vá incorporando a manteiga à farinha até que ela fique parecendo uma farofa. Feito isso, despeje os demais ingredientes na tigela e misture até obter uma massa. Transfira-a para a superfície de trabalho bem limpinha e sove até que ela fique lisa e elástica. Modele-a em forma de bola, coloque-a em uma tigela grande, untada com azeite (se preferir, você pode colocar um pouco de azeite no fundo da tigela, colocar a massa dentro e girá-la até que toda a sua superfície fique untada). Cubra a tigela com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Depois que a massa crescer, soque-a para extrair o gás que se formou e modele-a como preferir. Eu vou contar como fiz: modelei a massa em formato de bola e deixei-a crescer dentro de uma forma refratária com tampa (a forma foi untada com azeite e polvilhada com fubá). Enquanto a massa crescia, liguei o forno a 230ºC . Quando ela dobrou de volume, levei-a para assar tampada, por 25 minutos. Passado esse tempo, tirei a tampa e devolvi ao forno por mais 20 minutos.
Deixe que ele esfrie por meia hora para que a casca fique mais quebradiça e apetitosa, que nem a da foto 🙂