Apesar de isso contrariar minhas convicções de consumir alimentos produzidos regionalmente, sempre quis provar mirtilos frescos (blueberries). Já tinha visto fotos, já tinha comido geleias, mas a frutinha fresca, que é bom, nada. Até que, em dezembro, achei uma bandejinha no supermercado e resolvi levar pra casa.
Abri a micro-bandeja e provei algumas frutinhas. Como o gosto é bem delicado, comi mais algumas, só para me certificar de que tinha entendido o sabor. Quando dei por mim, a bandeja estava na metade. E eu queria usá-los em uma receita de blueberry muffins da Ci! Resultado: precisei completar a receita com morangos. Felizmente ficou bem gostoso!
Receita adaptada da Ci, que por sua vez adaptou do blog Simply Recipes
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ de colher (chá) de sal
70 g de manteiga ou margarina amolecida
½ xícara de açúcar
1 ovo grande
¾ xícara de iogurte natural (180 g)
½ colher (chá) de raspas de limão
¾ xícara de mirtilos (usei mirtilos e morango picadinho)
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Prepare 12 forminhas para muffins forrando-as com formas de papel.
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em outra tigela, bata a manteiga amolecida e o açúcar até obter um creme fofo. Acrescente o ovo e as raspas de limão e bata até incorporar.
Adicione, alternadamente, a mistura de farinha e o iogurte, batendo a cada adição, apenas até incorporar. Misture então os mirtilos e os morangos picados (para que as frutas não façam a massa desandar, seque-as antes com uma toalha de papel e polvilhe-as com farinha de trigo).
Distribua a massa entre as forminhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito. Deixe-os esfriarem por 5 minutos antes de removê-los das formas.