Tia Zeci gosta de plantas. Suas roseiras dão rosas enormes, perfumadíssimas. Na sacada de seu quarto, ela plantou onze-horas, que nessa época da ano teimosamente abrem suas flores às 12h (culpa do horário de verão). Tem também hortênsias, goiabeiras, amoreiras, limoeiros e um pé teimoso de graviolas no fundo do quintal.
A Tia tem um jeito especial para trabalhos manuais. Gosta de transformar móveis com pátinas incrementadas. De bordar babadores para as netinhas. De pintar paisagens. De fazer casaquinhos de tricô.
Apesar de cozinhar bem, a Tia nunca achou muita graça em comer. Pra ela, bastam alguns cream crackers com café ou um nadinha de guaraná. A exceção, ela faz para as queijadinhas, que ama de paixão.
Mas o que a Tia faz melhor, mesmo, é criar e fortalecer laços de amor. É reunir gente amiga ao seu redor. E deixar uma saudade tão doce, tão triste, que o coração da gente sempre vai insistir em falar dela no presente.
Hoje, um mês depois de sua partida, preparo essas queijadinhas para aplacar um pouco a falta que você nos faz, Tia. A vida vai seguir o seu curso, mas a sua cadeira nas partidas de buraco sempre vai ficar vaga.
Receita vista em Receitas da Romy e não só!
200g de coco ralado
180g de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Raspas de 1 limão
1 colher (chá) de fermento em pó
6 ovos
Em uma tigela, misture bem os ingredientes secos (açúcar, coco, fermento, farinha de trigo). Feito isso, adicione os ovos e as raspas de limão e mexa tudo muito bem.
Verta a massa em forminhas de muffin forradas com forminhas de papel ou, ainda, em forminhas de silicone, como as da foto 🙂
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos ou até que fiquem coradinhas.
Esta receita é muito, muito simples de fazer. É especialmente interessante para quem precisa evitar leite e derivados. O sabor é bem diferente daquelas queijadinhas brasileiras que levam leite condensado e queijo, mas também é bem bom.
1 Comentários Esconder comentários
[…] 2. Queijadinhas de coco […]