Uma receita vinda da Nina e que passou pelas experientes mãos de Laurinha e Vitor Hugo não tinha como dar errado!
Segui as medidas da receita do Vitor, que eram menores do que as da Nina. Não recheei porque o hômi não se dá muito bem com embutidos. De qualquer forma, o resultado foi muito, muito bom. Os pães são incrivelmente macios e saborosos.
Receita da Nina, medidas do Vitor Hugo
500g de farinha de trigo e mais o suficiente para dar o ponto (cerca de 200g)
10g de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (sopa) de açúcar
360ml de leite morno
120ml de óleo
1 colher (chá) de sal
2 ovos médios
1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar (opcional)
Em uma tigela, peneire juntos 500g de farinha e o sal. Em outra, misture o fermento, o açúcar, os ovos, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a mistura de farinha e sal à mistura líquida e mexa (com os dedos ou com uma colher de pau) até obter uma massa meio grudenta.
Transfira a massa a uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e mãos à obra. Enquanto trabalha a massa, acrescente pequenas quantidades de farinha, só até dar ponto (o que significa não grudar e ficar macia e um pouco molinha).
Forme uma bola com a massa, passe farinha ao redor dela e coloque-a dentro de uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe descansar em local aquecido até dobrar de volume.
Feito isso, extraia o gás da massa apertando-a com o punho, transfira novamente para a superfície de trabalho e modele como desejar (eu fiz bolas de 65g). Neste ponto, você pode acrescentar recheio. A Nina recheou com mortadela e pedacinhos de azeitona, matador 🙂
Disponha os pães em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe-os crescer novamente até dobrarem de volume. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.
Se quiser, antes de assar os pãezinhos, pincele-os com o ovo batido com água. Leve-os ao forno a 220ºC por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 15 a 20 minutos. Já não me lembro bem, mas acho que obtive uns 20 pães.