Nem sempre tenho tempo ou vontade de cozinhar. Quando isso acontece, ligo para um serviço de tele-entrega e peço comida. Acontece que isso tem um efeito colateral. Além de não ser assim, a melhor refeição da vida, a comida de tele-entrega vem com porções enormes de arroz. E como eu tenho muito nervoso de jogar comida fora, de vez em quando me descubro com um monte de potinhos de arroz na geladeira.
Foi o que aconteceu na semana passada. No total, eram 750g de arroz pronto – 2 porções de arroz branco e 1 de arroz com muito alho frito e salsinha picada. Como eu tenho idéia fixa, resolvi transformar em pão. E não é que deu certo?
Receita inventada aqui 😉
750 g de arroz cozido
700 g de farinha de trigo (a quantidade pode variar um pouco dependendo da umidade do arroz)
300 ml de água morna
1 ovo grande
4 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sal
1 ½ colher (sopa) de açúcar
15 g de fermento biológico seco instantâneo
Em uma tigela, dissolva o fermento e o açúcar em água morna. Adicione um pouco de farinha a essa mistura e aguarde até que o líquido borbulhe*.
Enquanto isso, triture o arroz pelo processador até obter uma massa semelhante a um purê mais sequinho. Na jarra do processador, mesmo, adicione o sal, o ovo e o azeite, misturando com uma colher de pau. Reserve.
Em uma tigela grande, peneire parte da farinha e adicione a massa de arroz. Misture um pouco com as mãos. Despeje o líquido fermentado e misture mais um pouco. Adicione o restante da farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos.
Transfira a massa para a sua superfície de trabalho e sove até que ela fique macia e homogênea. Polvilhe-a com farinha de trigo, coloque-a em uma tigela, faça cortes na superfície e cubra com um filme plástico. Depois de tanto sofrimento, ela vai querer descansar um pouco.
Quando a massa tiver dobrado de volume, transfira-a para a sua superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e amasse-a para tirar o ar acumulado. Modele como preferir (eu fiz bolinhas de uns 50g), coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha, cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente por uns 40 minutos. No meio desse tempo, ligue o forno a 200ºC para aquecê-lo.
Leve os pãezinhos para assar por 30 minutos ou até que fiquem dourados (dê uma olhada aos 20 minutos, meu forno não é grandes coisas). Deixe-os esfriar sobre uma grade por um tempinho antes de comer. Rende 36 pãezinhos.
* De verdade, mesmo, não há necessidade de dissolver o fermento biológico seco instantâneo na água com açúcar. Eu faço por uma questão de costume, mesmo.
* O alho e a salsinha do arroz deram um sabor suave, mas muito especial aos pãezinhos. Se a sua sobra de arroz não estiver temperada assim, vale a pena acrescentar ½ colher (chá) de alho em pó e 1 colher (sopa) de salsinha muito picadinha.
* Não tem problema se a massa de arroz ficar com uns ‘carocinhos’ (isso pode acontecer se alguma das sobras de arroz estiver mais sequinha). Isso dá uma textura incrível à massa, acredite.
1 Comentários Esconder comentários
Adorei a dica, vou fazer hj, impressionante o que se pode fazer de delicioso com sobras.