O hômi parece médico da roça. Vira-e-mexe, aparece em casa com alguma guloseima vinda de algum colega de trabalho. Não dá para ser diferente – não é porque é meu marido, não, mas ele é uma pessoa muito querida 🙂
Há algumas semanas, ele ganhou um queijo minas-padrão enorme. Um queijo gostoso e macio. Mas enorme. Nós bem que tentamos, mas logo ficou claro que não conseguiríamos dar cabo dele comendo apenas uma fatia matinal. O tempo foi passando e o queijo começou a ficar… ahn… indisposto. E cada vez menos convidativo.
Antes que a nossa crise com o queijo se tornasse insustentável, recorri à Nigella. Ela me socorreu com uma receita muito simples, que eu adaptei até obter essas estrelinhas simpáticas.
Receita adaptada de Nigella’s Feast
300g de farinha de trigo
600g de queijo minas padrão ralado
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
150g de manteiga sem sal, amolecida
Preaqueça o forno a 200°C. Forre assadeiras com papel-manteiga ou com silpat.
Feito isso, leve todos os ingredientes (em duas levas) ao multiprocessador. Pulse até que a massa se forme (e ela se forma mesmo, tenha fé).
Forme uma bola com a massa e leve à geladeira por 15 minutos (eu levei por 1h).
Polvilhe um pouco de farinha na sua superfície de trabalho e, com um rolo de macarrão, abra a massa até deixá-la com 3mm de espessura. Corte-a com o seu cortador de biscoitos preferido.
Disponha os biscoitos nas assadeiras que você preparou e leve ao forno por uns 12 minutos (o centro do biscoito deve ficar fofinho).
Tire os biscoitos do forno e deixe que esfriem numa grade. Eles ficarão crocantes, mas macios.
* Vale a pena dar uma chance aos biscoitinhos de queijo. Se quiser, use cheddar (foi o queijo que a Nigella usou). Mas faça. Se deram certo até comigo, darão certo com todo mundo 😉
* Se você estiver num lugar quente, não abra a massa toda de uma vez, pois ela ficará mole demais e será difícil transferir os biscoitos para a assadeira. Tire um bocadinho de massa de cada vez e devolva o restante para a geladeira.