Como eu já devo ter contado aqui, tenho verdadeira obsessão por um pãozinho adocicado que é servido no Roadhouse Grill, um restaurante tex-mex daqui de Brasília.
Esta foi mais uma tentativa de reproduzi-los em casa. Em termos de sabor e textura, ficaram muito bons – lembram vagamente os originais, mas só vagamente. Só queria aprender como modelá-los para que ficassem com aquele formato quadradinho.
Receita inventada nesta cozinha.
250 ml de água morna
1 xícara de açúcar
500 g de farinha de trigo
5 g de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
Numa tigela, misture a água morna, o açúcar e o fermento e reserve. Em outra (grande), misture o sal e a farinha, fazendo uma cova no meio. Despeje então os ingredientes líquidos dentro – a manteiga derretida e a mistura de fermento. Com os dedos, vá incorporando o líquido à farinha.
Feito isso, transfira a massa para a sua superfície de trabalho devidamente limpa e enfarinhada e sove-a até que ela fique lisa e elástica (se necessário, acrescente um pouquinho mais de farinha, mas é pouquinho, mesmo – 50 g são suficientes).
Quando tiver terminado, forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada com óleo vegetal. Vire a parte da massa que ficou untada para cima e deixe-a crescer em local quentinho até dobrar de volume.
Terminado o crescimento da massa, aperte-a para extrair o gás que se acumulou. Modele os pães da maneira que desejar – dessa vez, fiz bolinhas lindas graças à técnica da Laila.
Disponha os pães em assadeiras untadas e enfarinhadas, pincele-os com um pouco de manteiga derretida (sempre esqueço essas pinceladas) e deixe crescer novamente.
Leve os pães para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até que eles fiquem coradinhos. Pincele com manteiga novamente (eu não pincelei) e deixe esfriar numa grade.