Em algum momento do ano passado, enquanto eu fuçava o Pecado da Gula, vi uma receita que despertou meu interesse. Na verdade, a receita nem era da Akemi – estava num comentário deixado pela Nina, do Gourmandise. E se é da Nina, é no mínimo, muito boa!
Resolvi fazê-la para as cestas de natal e não me arrependi. Os pãezinhos ficam deliciosos, e foram elogiadíssimos por quem os ganhou.
2 xícaras (chá) de água
1 envelope de fermento biológico seco (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 kg de farinha de trigo
4 ovos ligeiramente batidos
240 ml de azeite
2 xíc. (chá) de azeitonas fatiadas drenadas
Misture a água, o fermento, o açúcar, o sal e uma xícara de farinha. Junte os ovos e o azeite e misture bem. Adicione farinha, aos poucos. Sove delicadamente até a massa ficar homogênea. Junte as azeitonas drenadas e sove mais um pouco. Talvez seja necessário acrescentar um tiquinho de farinha nesse ponto para a massa não desandar. Mas tenha calma e não exagere na adição da farinha.
Cubra a massa com um filme plástico e deixe crescer (use o famigerado truque da bolinha de massa no copo d’água, ele funciona).
Depois que a massa tiver crescido, sove-a um pouco para extrair o ar que ficou dentro dela e modele como desejar. Fiz bisnaguinhas gordinhas e rendeu que foi uma beleza (vergonhosamente, não me lembro quanto rendeu – mas acho que foi de 2 a 3 dúzias).
Coloque em assadeiras untadas e enfarinhadas e deixe dobrar de volume. Pincele os pãezinhos com gema e asse-os em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.
Viu que a expressão “drenada” sempre aparece em negrito nessa receita? É porque é muuuito importante. Se você não drenar direito as azeitonas, só der uma escorridinha (como eu fiz), vai ter problemas, pois a massa ficará melada e dará trabalho para ser corrigida. Mas a correção é possível, sem prejuízos ao sabor e à textura (só os nervos do padeiro é que ficam meio abalados).
Sugiro que você deixe suas azeitonas escorrerem uma meia hora sobre uma peneira ou escorredor e que, antes de picá-las, as seque com toalha de papel.