Tinha comprado um pedaço de abóbora para fazer um creminho para o hômi, logo após a extração dos sisos, mas ele torceu o nariz para o pobre vegetal. Bem, melhor para mim, que pude testar uma receita de pão de abóbora que namorava há meses.
Receita vista no blog Happy Home Baking (adaptada de Bread, Baking by Hand or Bread Machine, de Eric Treuille &Ursula Ferrigno)
300 g de abóbora sem sementes, descascada e cortada em pedaços
60 ml do líquido do cozimento da abóbora
2 colheres (chá) de mel
500 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Para pincelar o pão: 1 gema de ovo e 1 colher (sopa) de leite (usei 1 ovo batido)
Sementes de abóbora torradas para decorar (preferi não usar)
Cozinhe os pedaços de abóbora em água com uma pitada de sal até que eles fiquem macios. Escorra e reserve um pouco do líquido do cozimento. Faça um purê fininho com a abóbora e deixe esfriar.
Feito isso, é hora de preparar o pão propriamente dito. Numa tigela pequena, junte o mel e o líquido do cozimento e misture até que o mel se dissolva. Em outra tigela maior, misture bem a farinha, o sal e o fermento. Faça uma cova no meio dessa mistura e derrame o líquido do cozimento e o purê de abóbora. Misture até formar uma massa firme, grossa e grudenta. Se precisar, adicione mais um pouco do líquido do cozimento (eu precisei – adicionei 1 colher de sopa).
Agora, leve a massa à superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove-a até deixá-la lisa e elástica. Forme uma bola com a massa, salpique-a com farinha de trigo, coloque em uma tigela e cubra com filme plástico. Deixe-a crescer até dobrar de volume (ou use o truque do copo d’água com a bolinha de massa).
Passado o período de crescimento, dê uns socos na massa para extrair o gás que se acumulou dentro dela e deixe-a descansar por mais 10 minutos, coberta com o filme (esqueci completamente esse descanso).
Modele como desejar (eu fiz 10 pãezinhos redondos, mas a postagem original previa um só pão grande e redondo) e disponha em assadeira untada e enfarinhada. Cubra de novo e deixe dobrar de volume.
Pincele com o ovo e decore com as sementes de abóbora, se for usá-las. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 40 minutos (meu forno estava a 190°C e eu só precisei assar por pouco mais do que 20 minutos).