Acho que já comentei aqui que não é muito comum que eu me deixe arrebatar por uma receita. Mas com os muffins de legumes da Joaninha, não teve jeito: fiquei doida para fazer! Tive de me esforçar para não fazer na mesma hora em que os vi.
O que mais gostei na receita é que ela é muito versátil – você pode substituir os legumes por outros de consistência semelhante, na mesma proporção; pode usar o queijo que tiver em casa; pode usar bacon, lingüiça calabresa defumada e, provavelmente, outros tipos de carne. Recomendo!
Receita (muito) adaptada de Joaninha, do Chef Haruki
175g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
80 ml de leite
120g de queijo ralado (usei queijo canastra, mas você pode usar emental, mozzarela, cheddar…)
1 lingüiça calabresa de 100g picada em pedaços pequenos
1 cebola picadinha (usei uma roxa)
1 dente de alho picadinho
1/3 de cenoura ralada
½ batata média descascada e ralada
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Aqueça o forno a 180°C e prepare 12 forminhas de muffin untando-as e salpicando-as com farinha (se preferir, use forminhas de papel e poupe-se deste trabalho).
Numa panela, refogue a lingüiça calabresa na própria gordura. Quando os cubinhos de lingüiça estiverem douradinhos, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar um tempo. Quando eles estiverem macios, acrescente a cenoura e a batata raladas. Refogue mais uns minutinhos, acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino, desligue o fogo e deixe esfriar.
Numa tigela pequena, misture o leite, os ovos e a salsinha. Reserve. Em outra maior, peneire a farinha e o fermento, adicione o queijo e misture bem. Em seguida, acrescente o refogadinho de legumes e lingüiça. Mais uma misturada. Por fim, adicione os ingredientes líquidos batidos e misture delicadamente, só para incorporá-los.
Encha 2/3 das forminhas com essa mistura e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. Se quiser, salpique um pouquinho de parmesão ralado sobre os bolinhos antes de levá-los ao forno (não é realmente necessário, mas fica bonito).