Esse pão é adocicado, muito macio, do jeito que eu gosto. Já digo aqui que esses da foto são a segunda tentativa, a primeira não deu muito certo. Pão exige método e paciência, não tem jeito. Mas os bons resultados compensam a trabalheira.
Essa receita é uma adaptação da que a Cinara mãos-de-fada fez em seu cantinho. Fiz um pouco diferente porque não tenho máquina de pão e nem tinha todos os ingredientes em casa.
1 1/4 xícara de água morna (morna, mesmo, senão vai matar o fermento, que nem eu fiz da primeira vez)
2 colheres (sopa) de margarina derretida
1/2 xícara de melado
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farelo de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar
Em uma tigela, cuide do fermento – dissolva-o na água morna com açúcar mascavo e melado.
Em outra, misture bem todos os ingredientes secos: farinhas, farelo e cacau em pó. Adicione a margarina derretida, misture um pouco e então faça uma cova nessa mistura. Derrame no meio o líquido da fermentação e incorpore-o aos poucos aos ingreidentes secos, usando os dedos.
Quando tudo tiver sido incorporado, e você tiver nas mãos uma massa grudenta, é hora de manter a calma, tirá-la da vasilha e sová-la na sua superfície de trabalho, adicionando farinha de trigo comum, se necessário (não se empolgue, só um pouquinho de farinha e fé bastam).
Quando a massa atingir o ponto desejado, faça uma bola com ela, passe farinha em volta e devolva à tigela. Faça uns cortes em forma de cruz para ajudar o crescimento da massa, cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (fé, mais uma vez, que o crescimento é meio demoradinho).
A massa cresceu? Então, extraia o ar dela dando uns soquinhos. Em seguida, modele quantos pães desejar – acho que modelei umas 14 bisnaguinhas. Deixe-os crescer até dobrar de volume em assadeiras untadas e salpicadas de fubá (aproveite e salpique a superfície dos pães com o fubá, também). Ah, cubra os pães com filme plástico ou com um pano de prato limpo, ligeiramente úmido.
Asse os pães em forno preaquecido a 180° C por 30 minutos, mais ou menos, ou até dourar. Deixe-os esfriar um pouquinho, sobre uma grelha, e saboreie!