A internet está cheia de versões copycat e quase todas as receitas do mundo. Esta é uma delas, que chegou às minhas mãos graças à princesa designer Patrícia Montenegro.
A massa é um pouco chata de modelar (por ser mais doce, é bem grudenta). Mas o sabor compensa todo o trabalho.
1 2/3 xícaras de água morna
1/3 xícara de óleo vegetal (usei canola)
1 xícara + 3 colheres (sopa) de açúcar
4 a 6 xícaras de farinha de trigo – ou mais, se necessário (usei 5 xícaras e agüentei firme)
4 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal (usei o dobro)
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
Numa tigela, misture a água morna, o açúcar e o fermento e reserve. Em outra (grande), misture o sal e 4 xícaras de farinha, fazendo uma cova no meio. Despeje então os ingredientes líquidos dentro – a manteiga derretida e a mistura de fermento. Com os dedos, vá incorporando o líquido à farinha. Feito isso, transfira a massa para a sua superfície de trabalho devidamente limpa e enfarinhada e prepare-se para o trabalho duro.
Na verdade, nem é tão duro assim, mas você precisará sovar a sua massa, adicionando farinha aos poucos, até que ela fique lisa, elástica e macia, sem grudar muito nas mãos. Para obter pães mais leves, resista à tentação de colocar mais do que 1 xícara de farinha.
Quando tiver terminado, forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada com óleo vegetal. Vire a parte da massa que ficou untada para cima e deixe-a crescer em local quentinho até dobrar de volume.
Depois que a massa dobrou de volume, soque-a para extrair o gás que se acumulou. Modele os pães da maneira que desejar – minha sugestão é que você faça uma ‘cobrona’ comprida, de 5 cm de diâmetro, e a corte em intervalos de 5 cm. Disponha os pães em assadeiras untadas e enfarinhadas, pincele-os com um pouco de manteiga derretida (esqueci dessas pinceladas) e deixe crescer novamente.
Leve os pães para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até que eles fiquem coradinhos. Pincele com manteiga novamente (eu não pincelei) e deixe esfriar numa grade. Deve render cerca de 3 dúzias de pãezinhos (não sei ao certo, não modelei todos da mesma forma).