Conhece este ingrediente? Lyle’s Golden Syrup
7 de agosto de 2017
Ó que lata mais linda!
A primeira vez que ouvi falar de golden syrup foi quando preparei Anzac biscuits – uns biscoitinhos de aveia deliciosos, tradicionais na Austrália e na Nova Zelândia (eram enviados pelas famílias da Oceania aos seus soldados durante a Segunda Guerra Mundial). Como não havia a menor possibilidade de obter golden syrup por estas bandas, eu simplesmente substituí por mel e dei o problema por resolvido.
Eis que, este ano, aproveitei a passagem da querida Valentina pelo Brasil e encomendei o mais tradicional dos golden syrups: o da latinha verde e dourada, da fábrica inglesa Lyle.
Golden syrup, algo que poderia ser traduzido como xarope ou calda dourada, é um subproduto do processo de refinamento do açúcar (assim como o nosso melado). É um ingrediente muito comum na confeitaria britânica (e na dos países de colonização britânica). A aparência é de um mel muuuuito viscoso (mas fica um pouco mais fluido quando aquecido).
Pra vocês terem uma ideia de como é viscoso, eu não fui capaz de tirar uma foto decente do dito cujo porque fiquei toda grudada assim que abri a lata. Tive que recorrer às fotos do Flickr com licença Creative Commons (ainda bem que a usuária LearningLark foi mais feliz que eu nessa empreitada).
Foto da usuária do flickr LearningLark (publicada sob uma licença Creative Commons).
De sabor, é açúcar caramelado. Sabe calda de pudim? Para mim, é exatamente esse gosto. E, posso confessar? EU AMO CALDA DE PUDIM. Provei e me deu frio na espinha só de me imaginar encontrando essa lata sozinha, em uma noite fria, depois de um dia difícil. Não ia sobrar nada de nenhuma de nós duas.
Substituições possíveis
É bem difícil encontrar golden syrup aqui no Brasil. Eu nunca vi. Assim, se você deparar com uma receita com esse ingrediente e quiser fazer de qualquer jeito, pode substitui-lo das sguintes formas:
- 2 partes de Karo, 1 parte de melado. Por exemplo, se a receita pede 150 g de golden syrup, você usa 100 g de Karo e 50 g de melado;
- Partes iguais de Karo e mel. Por exemplo, se a receita pede 100 g de golden syrup, você usa 50 g de Karo e 50 g de mel;
- A mesma quantidade de Karo;
- A mesma quantidade de xarope de bordo.
Você deve ter um resultado parecido em termos de textura e aparência, mas o gosto certamente vai ser diferente. Possivelmente bom, mas diferente.
Ah, só mais uma coisa: buscando substituições para o golden syrup, encontrei um site bem legal que traz informações sobre os mais variados ingredientes e sugere como substitui-los (inclusive em termos de proporção). É The Cook’s Thesaurus. Vale a pena conhecer!
Não conheço esse produto. Fico à espera das receitas.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/creme-de-feijao-frade.html
Boa noite, encontrei uma marca no setor de importados no supermercado local, o preço é um pouco alto para deixá-lo as moscas, embora já tenha visto sendo usado em várias receitas, vc foi a primeira a descrevê-lo, obrigada.Aguardo suas receitas, assim fica mais fácil resolver se compro ou não.
Abraços.
Estou acompanhando os episódios de Cozinhando com Nadiya na Netflix e uma das receitas pede o golden syrup. Pensei no Karo e adorei encontrar seu artigo. Thanks a lot my dear.
Obrigada pelo artigo. Realmente procurei bastante mas não encontrei o produto no Brasil. É bom saber as substituições possíveis.